Fundada em dezembro de 1941 pelo Prof. Antonio Paulo Filho e localizada no Bairro de Fátima, entre Santa Teresa e o centro da cidade, a Clinica de Olhos Paulo Filho foi a primeira clínica especializada em oftalmologia do Rio de Janeiro.
 
Entre seus pacientes figuram personalidades da história brasileira como Julio Prestes, Roberto Marinho, Josué Montello e os presidentes Eurico Gaspar Dutra e Fernando Collor de Mello entre outros.
 
O Prof. Antonio Paulo Filho nasceu em 1905 em Garanhuns, Pernambuco, vindo para o Rio de Janeiro em 1923 para estudar Medicina na Faculdade de Medicina da Praia Vermelha.

Foi Professor Catedrático e chefe do Serviço de Olhos do Hospital Gafreé Guinle (hoje Uni-Rio) de 1952 até se aposentar em 1975.
Trabalhou em seu consultório até 1998 junto com seus filhos e netos.

O Prof. Paulo Filho foi reconhecidamente um dos mais importantes oftalmologistas do Brasil e figura na lista dos Eminentes da Oftalmologia Brasileira do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Faleceu no dia 25 de dezembro de 2002 aos 97 anos.

Em dezembro de 2024 o antigo prédio do Bairro de Fátima encerrou suas atividades e o Dr. Eduardo Paulo Filho passou a atender somente na clínica da Tijuca, Praça Saens Peña.